quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Imigrantes vai ganhar parque suspenso



Uma reserva de mata atlântica de 484 mil m2 com construções suspensas, ecologicamente corretas e acessíveis a deficientes físicos e visuais. Esses são os planos para o futuro Parque Ecológico Imigrantes, que começa a sair do papel no próximo dia 24 -data em que será colocada a pedra fundamental da obra.

A área, localizada no km 34,5 da rodovia dos Imigrantes, pertence à Fundação Kunito Miyasaka, que apoia imigrantes japoneses no Brasil. Nos últimos três anos, a entidade investiu R$ 794 mil para planejar o espaço e conseguir as licenças necessárias. O custo total do projeto é estimado em R$ 16,7 milhões e inclui a obra e mais três anos de manutenção do parque. A fundação busca, agora, investimentos do governo e de empresas.

O parque está sendo projetado por um escritório de arquitetura especializado em obras sustentáveis. Na terça-feira passada, foi obtida a certificação Aqua (Alta Qualidade Ambiental), concedida pelo Instituto Vanzolini a projetos que atendem a 14 critérios de sustentabilidade.
Serão usadas estruturas de aço, que geram menos resíduos e exigem poucos pontos de apoio no solo, e haverá captação de energia solar e reaproveitamento de água de chuva.

As construções serão suspensas sobre a floresta e interligadas por uma passarela entre as árvores. Espaços modulares, hexagonais para lembrar uma colmeia, abrigarão salas multiúso, biblioteca, auditórios e centro de pesquisa. A ideia é que se chegue às trilhas por um elevador panorâmico.

Leo Ota, membro do comitê executivo do parque, explica que o foco será em educação ambiental, ecoturismo e pesquisa. Os ambientes de aprendizagem devem incluir games e experiências audiovisuais. A visitação será agendada, limitada a 300 pessoas por dia e privilegiará grupos. Já estão sendo contratados os guias, moradores da região.

A ideia é criar ainda um banco de dados com informações sobre a fauna e a flora da área. "Queremos criar uma estação científica para pesquisa da mata atlântica", diz Ota. Dois bondinhos transportarão pessoas com deficiência física dentro do parque, e haverá trilha acessível a cadeiras de rodas -sem subidas íngremes, com piso nivelado e placas com altura adaptada.
Também foram planejadas placas com informações em braile e cordas-guia para facilitar o deslocamento de deficientes visuais. De acordo com Leo Ota, a previsão é que a construção dure 18 meses.
o parque

ATRAÇÕES
Haverá passarela entre as
copas das árvores, visitas monitoradas, centro de
pesquisa, elevador panorâmico
e placas em braile para cegos

ONDE FICA
Reserva está situada a 34,5 km
do marco zero da praça da Sé






3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!!!
    Estão maravilhosas as postagens ambientais!!!
    Colocamos este blog em nossa lista de blogs...estamos juntos nesta causa nobre em defesa da qualidade de vida de nosso planeta!!!
    Desejamos muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Este blog é realmente uma grande iniciativa ambiental... pois muitos que se interessam pelo assunto podem conhecer mais sobre as causas ambientais pelos assuntos aqui postados...
    Comunicamos que colocamos este blog em nossa lista de blogs...
    Podem contar com o nosso apoio e incentivo neste compromisso com as questões ambientais!

    ResponderExcluir
  3. Belas postagens!!! Parabéns pelo Blog!!!
    Gotaríamos que fizessem uma postagem esclarecendo mais sobre este projeto:" Mater et Magistra", o que significa este nome... e o porquê da escolha...quem são os participantes do projeto...é possível uma foto dos integrantes do projeto...e mais informações...
    Somos da Escola Rio Caeté e colocamos este blog em nossa lista de blog...
    Tudo de bom!!!

    ResponderExcluir