quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Geografia-Saúde

Baixa umidade do ar contribui para aumento no número de incêndios

Municípios do Centro-Oeste, Sudeste e Norte sofrem com a falta de chuva.
Seca causa irritação nos olhos, sangramento no nariz e dores de cabeça.

O Centro-Oeste e parte do Sudeste e do Norte do Brasil estão sofrendo com a baixa umidade do ar por causa da falta de chuva. O número de incêndios aumentou e piorou a sensação de mal estar dos moradores nos municípios mais atingidos.

No Cerrado, a rotina dos bombeiros é combater o fogo. Nesta quarta-feira (11), o incêndio ocorreu às margens da BR-040, que liga Brasília ao Rio de Janeiro. Na terça-feira (10), numa área próxima, uma caminhonete que vendia frutas no acostamento foi destruída por causa de outro incêndio no mato.

O problema não afeta somente o Distrito Federal. A seca atinge 11 estados do país. As queimadas também destroem a vegetação em São Paulo e Mato Grosso.

Em Brasília, o canteiro central da Esplanada dos Ministérios é pura terra. Choveu pela última vez no dia 26 de maio. Não há previsão de chuva para os próximos dias.

Quando a umidade fica abaixo de 20%, a Defesa Civil recomenda evitar o sol entre 10h e 16h.

Crianças e idosos são os que mais sofrem. Eles lotam os hospitais. A seca traz prejuízos para o corpo, como irritação nos olhos, sangramento no nariz, dor de cabeça, pele ressecada e desidratação.

Nesta quarta-feira, Goiânia e Palmas foram as cidades mais atingidas pela seca. A umidade relativa do ar ficou em 15%. Em Brasília, a umidade chegou a 23%.

Geografia-Saúde




Baixa umidade do ar põe SP em alerta pelo 4º dia

Desde o início da semana capital paulista tem registrado índice de umidade do ar inferior a 20%

A cidade de São Paulo entrou, nesta quinta-feira(02/09/2010), em estado de alerta pelo 4º dia seguido por conta do ar seco. Segundo a Defesa Civil municipal, o índice de umidade chegou a 20% por volta das 11h50.


Nuvem de poluição é vista a partir do bairro do Limão, na zona norte da capital, na manhã desta quinta-feira

Na quarta-feira, o índice chegou a 19% e a capital paulista teve o dia mais poluído do ano. Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), cinco das 17 estações de medição de qualidade do ar na Região Metropolitana registraram a classificação "má", enquanto outras sete foram classificadas como "inadequadas". Nenhuma conseguiu índice bom.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a última frente fria intensa aconteceu no dia 16 de julho, ou seja, a cidade já está há 40 dias sem registro de chuva intensa. Em agosto choveu apenas 0,6mm, o que equivale a pouco mais de 1% dos 39 mm esperados para o mês.

Sintomas do tempo seco

Nos meses em que ocorrem poucas chuvas há um aumento nos níveis de dióxido de enxofre no ar, o que propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.

Alguns dos sintomas são: dores de cabeça e irritação nos olhos, nariz, garganta ou na pele; garganta seca, voz rouca, inclusive com possibilidade de inflamação da faringe; rompimento de vasos do nariz, provocando sangramento. Neste período também aumentam a chances de se contrair conjuntivite viral, alérgica, síndrome do olho seco e infartos, principalmente em quem já tem problemas cardiovasculares.

A recomendação da Defesa Civil é que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h e não pratique exercícios entre as 11h e 15h.

A Secretaria de Educação de São Paulo orienta as escolas para que evitem a exposição dos alunos em locais descobertos ou por períodos prolongados em dias muito quentes, desenvolvam atividades mais leves durante as aulas de Educação Física, ofereçam oportunidades de hidratação durante a jornada escolar e recomendem o uso do protetor solar.

Tecnologia

Carro movido a energia solar


Os chineses desenvolveram um carro movido a energia solar que atinge a velocidade máxima de 140 km/h. Quem desenvolveu isso foram estudantes de kaohsiwng na China. O carro tem painéis para conseguir o captar a luz solar, que pode gerar 1.800 watts de eletricidade.
Postado por Thais

Mater no Hopi Hari

Hopi Hari






No dia 27 de Agosto, nós, alunos da Mater et Magistra, fizemos uma excursão ao Hopi Hari para vivenciar os conhecimentos físicos através dos brinquedos do parque.

O Hopi Hari é um parque temático brasileiro localizado no km 72 da rodovia dos Bandeirantes, município de Vinhedo, interior do Estado de São Paulo. Localiza-se a 30 km de Campinas e a 80 km de São Paulo.

É considerado o maior parque de diversão da América latina, além de ser parte do complexo turístico Vida Completa "SerrAzul". Hopi Hari é um país fictício, seus funcionários são os habitantes (hópius e hópias), com “presidente”, capital, idioma próprio, entre outras características.

Alguns conceitos físicos dos brinquedos do Hopi Hari:

La Tour Eiffel

Esse simulador de elevador não é muito bom, afinal, ele faz as pessoas caírem em queda livre por 47 metros. O próximos 22 metros dessa torre de 69m são utilizados para a frenagem, realizado por intermédio de aparatos eletro-magnéticos. Após a queda livre, o carrinho de massa 1000kg pode chegar ao máximo de 26,11m/s (94km/h).

Montezum

Montezum é a maior montanha-russa de madeira da América Latina e também a montanha-russa de madeira mais próxima de Jundiaí. Também, pudera, sua extensão é de 1,2 quilômetro e ela se situa em Vinhedo.O tempo total de percurso da Montezum é de 1min 27seg, e 30seg desse tempo são gastos durante a subida inicial.

Depoimentos dos alunos que foram ao parque:

“Eu gostei muito do Montezum, porque é muito rápido, e dá muita adrelina!” Vitinho.

"O Katapul é demais! Na volta que ele dá, nossos corpos são empurrados para baixo" Caroline.

"O barco Viking é muito legal, parece que nós vamos cair do barco!" Thais.

Postado por: Alexandre e Caroline

Queimadas


A prática de realizar queimadas promove uma série de problemas de ordem ambiental. Esse fato tem ocorrido em diferentes pontos do planeta sendo que os países subdesenvolvidos são os que mais utilizam esse tipo de recurso.

As queimadas são mais freqüentes em áreas rurais que praticam técnicas rudimentares de preparo da terra. A técnica consiste em queimar a vegetação para limpar o local e preparar o solo. Esse recurso não requer investimentos financeiros.

Do ponto de vista agrícola, o ato de queimar áreas para o desenvolvimento da agricultura é uma ação negativa, uma vez que o solo perde nutrientes além de exterminar todos os microrganismos presentes no mesmo que garante a fertilidade. Dessa forma, a fina camada da superfície fica empobrecida, resultando na infertilidade.

Outra questão que deriva das queimadas é o aquecimento global. Isso acontece porque as queimadas produzem dióxido de carbono que atinge a atmosfera agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global.

No caso específico do Brasil, as queimadas têm sido responsáveis pela diminuição de importantes domínios brasileiros como a floresta Amazônica e o Cerrado, duas áreas intensamente exploradas pela agropecuária. Segundo estimativas restam menos de 20% da vegetação original, pois o restante já foi ocupado por lavouras e pastagens.

Postado por Juliana e Nicole

Para onde vai o lixo reciclavel?


Depois de coletado e separado em centros de triagem da prefeitura ou de cooperativas de catadores, o lixo é comprado por indústrias a preços vantajosos e onde é reciclado e utilizado na fabricação de novos produtos. As latinhas de alumínio de refrigerante e cerveja, por exemplo, viram matéria-prima para produção de latas novas. No ano passado o Brasil reciclou 9 bilhões de latas de alumínio, o equivalente a 121 mil toneladas. Isso significou 97,5% da produção nacional, o que torna o país campeão mundial na reciclagem do produto. O mesmo processo ocorre com outros materiais, como papel, papelão, plástico e vidro. Uma das grandes vantagens da reciclagem é a redução da degradação do meio ambiente, já que toneladas de resíduos que antes iam para aterros sanitários e lixões retornam para o ciclo produtivo. Há também ganhos socioeconômicos, já que boa parte do lixo reciclado é recolhida por catadores autônomos ou cooperativas de catadores, formadas por moradores de rua que têm nessa atividade sua principal fonte de renda. "A reciclagem também reduz a exploração de recursos naturais”
Só com a reciclagem de latinhas de alumínio, deixou de extrair no ano passado cerca de 600 mil toneladas de bauxita, matéria-prima para a fabricação de produto
.
Postado Por:Beatriz,Pedro e Victor.

Resíduos orgânicos transformados em energia

Atualmente, existem empresas que se preocupam com o meio ambiente. Algumas delas como a Vicunha (indústria têxtil) transforma resíduos orgânicos em energia.

Eles pegam as cascas de amêndoas que são descartadas pelas empresas que processam e transformam esses produtos, por meio de queima em caldeiras, em energia térmica na produção de vapor.


Desse modo as empresas economizam dinheiro e ajudam o mundo. Além das cascas de caju são usads descartes das serrarias de madeira da região e lascas de bambo.

Postado por André

Acontece no mundo

Vulcão ativa depois de 400 anos






A erupção do Sinabung, na Indonésia no dia 7 de setembro de 2010 ás 10 horas e 12 minutos, não era prevista. Os vulcanólogos deixaram de monitorar este vulcão pelo fato de outros vulcões estarem ativos e que este vulcão estava inativo por 400 anos. Mais de 30 mil habitantes que viviam ao redor do vulcão foram retirados e levados para acampamentos.

O governo enviou caminhoes para as regiões ao redor do vulcão para ajudar a leva-los par os abrigos.

As cinzas do vulcão atingiram até 5 mil metros de altura e 25km após a base do Sinabung.



Feito por: Carolina e Matheus