quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Geografia-Saúde

Baixa umidade do ar contribui para aumento no número de incêndios

Municípios do Centro-Oeste, Sudeste e Norte sofrem com a falta de chuva.
Seca causa irritação nos olhos, sangramento no nariz e dores de cabeça.

O Centro-Oeste e parte do Sudeste e do Norte do Brasil estão sofrendo com a baixa umidade do ar por causa da falta de chuva. O número de incêndios aumentou e piorou a sensação de mal estar dos moradores nos municípios mais atingidos.

No Cerrado, a rotina dos bombeiros é combater o fogo. Nesta quarta-feira (11), o incêndio ocorreu às margens da BR-040, que liga Brasília ao Rio de Janeiro. Na terça-feira (10), numa área próxima, uma caminhonete que vendia frutas no acostamento foi destruída por causa de outro incêndio no mato.

O problema não afeta somente o Distrito Federal. A seca atinge 11 estados do país. As queimadas também destroem a vegetação em São Paulo e Mato Grosso.

Em Brasília, o canteiro central da Esplanada dos Ministérios é pura terra. Choveu pela última vez no dia 26 de maio. Não há previsão de chuva para os próximos dias.

Quando a umidade fica abaixo de 20%, a Defesa Civil recomenda evitar o sol entre 10h e 16h.

Crianças e idosos são os que mais sofrem. Eles lotam os hospitais. A seca traz prejuízos para o corpo, como irritação nos olhos, sangramento no nariz, dor de cabeça, pele ressecada e desidratação.

Nesta quarta-feira, Goiânia e Palmas foram as cidades mais atingidas pela seca. A umidade relativa do ar ficou em 15%. Em Brasília, a umidade chegou a 23%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário