quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Queimadas


A prática de realizar queimadas promove uma série de problemas de ordem ambiental. Esse fato tem ocorrido em diferentes pontos do planeta sendo que os países subdesenvolvidos são os que mais utilizam esse tipo de recurso.

As queimadas são mais freqüentes em áreas rurais que praticam técnicas rudimentares de preparo da terra. A técnica consiste em queimar a vegetação para limpar o local e preparar o solo. Esse recurso não requer investimentos financeiros.

Do ponto de vista agrícola, o ato de queimar áreas para o desenvolvimento da agricultura é uma ação negativa, uma vez que o solo perde nutrientes além de exterminar todos os microrganismos presentes no mesmo que garante a fertilidade. Dessa forma, a fina camada da superfície fica empobrecida, resultando na infertilidade.

Outra questão que deriva das queimadas é o aquecimento global. Isso acontece porque as queimadas produzem dióxido de carbono que atinge a atmosfera agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global.

No caso específico do Brasil, as queimadas têm sido responsáveis pela diminuição de importantes domínios brasileiros como a floresta Amazônica e o Cerrado, duas áreas intensamente exploradas pela agropecuária. Segundo estimativas restam menos de 20% da vegetação original, pois o restante já foi ocupado por lavouras e pastagens.

Postado por Juliana e Nicole

Nenhum comentário:

Postar um comentário